Sun. Dec 22nd, 2024

Eu estou a dizer e a redizer que o amor, o amor faz bem” canta com sua doce voz, Marissol Mwaba em seu mais recente single “Frase Única”, o embalo do piano de Zé Manoel a acompanha até a chegada ilustre de Chico César. A canção marca um grande momento para a cantora e compositora, que ao falar sobre sonhos, vivenciou um e fez questão de gravar o momento através de um clipe que saiu nesta quinta (07).   

“Frase Única” nasce primeiro em harmonia e depois em letra, Marissol foi escrevendo com a inspiração de diálogos já ouvidos ou presenciados.  Em 29 Junho de 2023 em uma palestra ouviu da Profa. Dra. Leticia Carolina, “Precisamos transmutar a dor para ir além. Mas o que me trouxe até aqui não foi a dor, foi o sonho. Precisamos de inspiração para sonhar”. A reflexão serviu para que a artista pensasse sobre os sonhos serem o que nos move na travessia de barreiras e dores, e quem (ou o que) nos acompanha e fortalece neste caminho são os amores que nos fazem bem: seja o auto amor, o amor aos diversos afetos, amor aos fazeres e paixões ou amor às possibilidades. Por isso, a música propõe uma conversa entre a pessoa que somos e a criança que fomos.

Ao ouvir a música, acho que a Marissol criança ia me dar um abraço, ia se sentir protegida, vista e ouvida ao longo da trajetória do tempo. Porque, a Marissol adulta foi correr atrás dessa criança em busca dessa magia do mundo, buscando beleza na vida e entender que no fim, a gente se tem, se protege e guia.” conta a cantora.

O que a criança de Marissol Mwaba não imaginava, é que um dos artistas que ela mais escutava e que acreditava ser africano, no futuro estaria presente na sua música. Seu primeiro contato com Chico César foi nas redes sociais, mas sem compromisso, e sem ao menos esperar, o artista estava ligando para ela com uma proposta inesperada:  uma participação no seu disco ao lado do seu irmão, François Muleka. Depois de alguns anos, Marissol que o convidou.

A participação de Zé Manoel também foi orquestrada pela artista, pois fazia um tempo em que havia assistido um show do pianista e ficou deslumbrada com a sua expressividade e leveza ao tocar. Na simplicidade que Marissol se agarrou e transformou a música de piano e voz em clipe da mesma medida: comovente, sensível e simples.

Assista:
https://youtu.be/-ChUO9GoGa8?si=U8TK1SqLkixGvrRi

Além das câmeras da empresa especializada no mundo digital, Dreamland, também foi gravado o encontro aos olhos de Victor Balde, especialista em documentários e que trouxe depoimentos dos artistas sobre o dia da gravação.

Fico muito feliz quando uma artista jovem, que poderia ter feito uma carreira de cientista, olha generosamente para o ambiente da música e fala ‘Não, eu quero trabalhar com isso, eu vou trabalhar com isso também. Isso é uma parte importante de mim e tenho que colaborar com isso’  Você vem de uma família extremamente musical, isso está em você. Se você fosse só cantora, já seria maravilhoso, mas você é muito mais. Você é uma artista que se expressa através da música que você compõe e isso é muito bonito.” comenta Chico César a respeito da jovem, Marissol.

Fiquei super feliz de poder colaborar e poder trazer um pouco também da minha vivência, do meu fazer musical também para essa música de Marissol que é linda. Tem uma coisa na música que é muito interessante que é a harmonia dela, né? Vai para lugares, assim, muito imprevisíveis. Você acha que vai para um lugar e vai para outro. E eu acho que fala um pouco sobre esse turbilhão de emoções e de como as coisas vão acontecendo, e a harmonia vai acompanhando a narrativa da letra. Acho que é isso, muito lindo, tô feliz!” completa Zé Manoel.

Veja também