o trio londrino formado por Nina Cristante, Jezmi Tarik Fehmi e Sam Fenton, fará uma turnê pelo Brasil e pela Argentina no final deste ano, para o deleite de seus fãs sul-americanos. As datas incluem várias cidades no Brasil: 7 de dezembro em Recife, 10 de dezembro em São Paulo, 12 de dezembro em Curitiba e 14 de dezembro em Belo Horizonte.
Garanta seu ingresso:
Recife – https://shotgun.live/pt-br/festivals/festival-no-ar-coquetel-molotov-2024
São Paulo – https://www.ingresse.com/baritaliasp
Curitiba – https://www.ingresse.com/baritaliacwb
Belo Horizonte – https://www.sympla.com.br/evento/bar-italia-noite-quente/2545942
Seu álbum mais recente, The Twits, foi excepcionalmente bem recebido em todo o mundo.
“Worlds greatest emoter”, seu mais recente single, segue “my little tony” que fez parte da playlist da BBC 6 Music, e “Jelsy”, que The Times descreveu como “rock lento com toques de blues e bossa nova do célebre trio”, enquanto o The Guardian disse: “Essa batida de cowboy é hipnotizada pelo trio de vocalistas da banda londrina, cada um deles soando niilista e saído direto de um lugar escuro.”
The Twits foi gravado pelo trio durante oito semanas, a partir de fevereiro de 2023, em um estúdio caseiro improvisado em Maiorca, e mixado por Marta Salogni. Ele encontra a composição econômica, porém evocativa, do bar italia tomando rumos estridentes, místicos, desleixados, ocasionalmente sinistros e totalmente comprometidos. Músicas como “my little tony”, com seu riff e refrãos extáticos, a catártica “world’s greatest emoter” e a psicodelia de “Hi-fiver” precisam de pouco em forma – são canções de rock, ainda que rebeldes e estranhas.
Outros momentos mostram os minidramas de três atos, cada vez mais característicos da banda, movendo-se para um território anteriormente desconhecido. Cristante, Fehmi e Fenton podem manifestar, cada um, uma melodia, humor e cadência diferentes – às vezes sobrepostas e lineares, outras vezes inesperadamente divergentes – muitas vezes no espaço de trinta segundos, uma química enraizada na linguagem.
Tracey Denim, lançado em maio, a estreia via Matador Tracey Denim, seguiu uma série de lançamentos no selo World Music de Dean Blunt e recebeu ampla atenção de veículos como The Guardian (“um dos melhores álbuns de 2023 até agora”), The Times (“excelente álbum de estreia”), The Observer (“Artist To Watch”), NME (“uma impressão duradoura criada por eles mesmos”), The Quietus (“infinitamente evocativo”) e Pigeons And Planes (“rapidamente estabelecendo-se como uma das bandas mais atraentes”). O single “Nurse!” foi reproduzido na BBC 6 Music e recebeu spins da BBC Radio 1, Absolute Radio e NTS. O lançamento foi acompanhado por uma turnê pelo Reino Unido, culminando em um show com ingressos esgotados no ICA em Londres, que o The Spectator descreveu como “paralisante… Eles fazem sua música linda e desequilibrada e deixam você revelar suas próprias histórias em principal”.
Em junho do ano passado, o bar italia fez sua estreia nos EUA, com residências esgotadas abrangendo cinco shows em Nova York e quatro em Los Angeles. Sobre uma das datas em Nova York, Brooklyn Vegan observou, “ao vivo, isso se desenrola naturalmente, de maneira incrível, em músicas como ‘Punkt’, ‘changer’ e ‘Nurse!’ (…) que misturavam o pós-punk do início dos anos 80 com Indie rock dos anos 90 e apenas um toque de trip-hop”.